logotipo bonecas quebradas teatro

BONECAS QUEBRADAS

Quem somos

A Bonecas Quebradas Produções Artísticas é uma empresa cultural especializada no desenvolvimento de projetos de teatro (e dança) voltados para a temática feminina e para a criação de dramaturgias inéditas, construídas, em sua maioria, a partir de processos colaborativos de criação. A produtora foi criada para atender às demandas de atrizes e pesquisadoras das Artes Cênicas, interessadas em transformar suas ideias em projetos e seus projetos em Arte.

Histórico

O primeiro projeto desenvolvido pela Bonecas Quebradas foi O Chá. Escrito colaborativamente e dirigido por Luciana Mitkiewicz, o espetáculo trazia à cena os dramas ligados a papeis de gênero que as mulheres são ensinadas a desempenhar em sociedade.

Em As Polacas - Flores do Lodo, é retomada a parceria entre Luciana Mitkiewicz e o dramaturgo e diretor João das Neves, convidado pela produtora a escrever e dirigir a peça, que versa sobre o tráfico de escravas brancas para o Brasil no início do século passado. Os dramas femininos no espetáculo ganham um contorno mais amplo e dialogam com fatos verídicos de nossa História recente.

Bonecas Quebradas é o terceiro espetáculo da produtora, já em parceria com a atriz, coreógrafa e professora Lígia Tourinho, diretora do espetáculo de dança, Jogo Coreográfico, produzido em 2010 pela Bonecas Quebradas Teatro a partir da seleção do projeto no edital da FUNARTE de Artes na Rua. Em Bonecas Quebradas, o drama da violência contra a mulher amplia-se para todo o continente latino americano. A peça trata dos assassinatos de mulheres em Ciudad Juarez, emblema na luta contra o feminicídio na América Latina.

Antes, em parceria com a coreógrafa Isabella Duvivier, é desenvolvido o espetáculo Bricolage, cartografia nº 1, cujo tema é a histeria.

Missão e valores

Acreditamos que a artista deva ter autonomia criativa e deva ser encorajada a realizar suas ideias e projetos, transformando-os em obras de arte. Acreditamos no teatro alternativo ao mainstream como fonte de inovação para as Artes Cênicas, celeiro de ideias e técnicas, lugar da potência criativa, da originalidade e do diálogo intercultural. Acreditamos e nos baseamos no intercâmbio de saberes entre prática artística e pesquisa acadêmica, buscando nos desenvolver como artistas pensadoras, como seres humanos críticos e como idealizadoras de um futuro melhor para as Artes do nosso país.

Nossa missão é, pois, gerar as condições necessárias para se poder criar e produzir a Arte que desejamos fazer. Nela, buscamos abordar, de forma crítica, temas ligados ao feminino em seus diversos contextos, colaborando com a promoção de pautas e com reivindicações urgentes, como a liberdade sexual e de expressão, a igualdade de gêneros, a autonomia feminina, o combate à violência contra a mulher, entre outros.

 

Também vislumbramos um modo mais colaborativo de criação e cooperativo na produção e circulação de bens e serviços culturais. Para nós, o futuro significa: cooperativa e rede. Só cooperando seremos livres para criar o que desejamos. Sejam benvindas e benvindos a criar conosco essa rede!

Mostrar Mais

Voltar ao topo

© 2017 - Bonecas Quebradas Teatro.

Web designer: Raissa Araújo

FALE CONOSCO

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

  • Facebook Bonecas Quebradas
  • @bonecasquebradas
  • Canal YouTube - Bonecas Quebradas